Projeto #Menos20 - 1º Semana

em

domingo, 18 de agosto de 2013

Acho que cada um sabe melhor do que ninguém das necessidades do seu próprio corpo. Quando falei que queria emagrecer 20kg, muita gente quase me matou, virtualmente e pessoalmente também. Mas eu sei o quanto quero e preciso pesar 53kg urgente. É pela minha auto-estima, não só pela saúde, mas também pelo ato de se olhar no espelho e ficar satisfeita com a imagem que você vê. Então a minha ideia de 20kg a menos continua correndo e por sinal, muito rápido.Tenho procurado não me pesar sempre, mas a ultima vez que fiz isso eu estava com 73kg (16kg à mais do que o normal para a minha altura 1,58cm). E essa semana foi super satisfatória. 

Já me senti bem melhor com várias roupas que eu detestava, não sei se já causou efeito, ou foi só o psicológico mesmo, haha. É muito importante lembrar que a alimentação saudável para um bom resultado deve ser combinada à prática de exercícios físicos (aeróbicos, musculação, lutas). É aquele famoso vice-versa: não adianta malhar e não fechar a boca, tanto quanto não adianta fechar a boca e ficar parado. Então pra tentar fazer dar certo, além dos meus novos hábitos alimentares, tenho malhado de Segunda à Sábado, e fico acabada (um dos motivos pela falta de post) quando chego da Academia, depois de passar o dia fora estudando e trabalhando. Enfim, pretendo postar toda semana as marmitas que levo para o almoço no estágio, e também, se eu conseguir é claro, todo os resto das alimentações (café da manhã, lanche, jantar e etc). Ah, e os exercícios que faço na Academia, vou programar de gravar algumas séries a partir do segundo mês.

Marmita de Segunda-feira
Foi o dia e que dei início à dieta. Então optei por algo que eu amo e deixa a consciência em paz o dia inteira: legumes cozidos (no vapor para manter as vitaminas e nutrientes).

O que tinha na marmita: Chuchu, cenoura e couve-flor somente cozidos + 2 colheres de arroz + 1 bife de frango grelado.

Curiosidades: Cozinhar os legumes no vapor (e não colocá-los dentro da água) é super favorável. Parece que não muda muita coisa, mas os cozinhando assim você consegue manter todas as vitaminas e nutrientes que saem quando são cozidos na água.

 Marmita de Terça-feira
Sempre gostei desse tipo de almoço, bem caseiro mesmo, e optei por não cortá-lo da dieta, simplesmente diminui as quantidades. A cenoura tomou lugar da batata frita e vou ser sincera, nem senti falta de tão gostoso que ficou! 

O que tinha na marmita2 colheres de arroz + 2 colheres de feijão preto + Cenoura refogada à vontade + Bife bovino acebolado (do tamanho da minha mão fechada).

Curiosidades: Comer arroz e feijão pode sim, de forma moderada é claro. A melhor dia é complementar com alimentos mais saudáveis. E a carne vermelha, o ideal a se comer é no máximo 2x na semana e um bife do tamanho da sua mão fechada.

Marmita de Quarta-feira
Sou descendente de italiano, e não só por sangue, mas também por criação, sou e sempre fui viciada em massas, entre elas o meu prato preferido no quesito "engordar": macarrão. Amo de qualquer jeito, com qualquer acompanhamento. 

O que tinha na marmita120g de macarrão com molho de tomate fresco e atum enlatado em pedaços.

Curiosidades: Muita gente me perguntou sobre o macarrão na dieta, e a resposta é: pode sim! Só que o máximo indicado por refeição é 120g pois ele contém muito carboidrato. Então se bater aquela vontade comer macarrão, é só pesar antes o seu prato!

Marmita de Quinta-feira
Sabe aquela comida que se você pudesse comeria todos os dias? Sou assim com esse prato. Gostinho de casa, de mãe. Eu adoro essa combinação, além de ser super nutritiva.

O que tinha na marmita2 colheres de arroz + 2 colheres de feijão preto + Abóbora madura cozida e refogada + 5 pedaços de carne seca

Curiosidades: Como já comentei, o feijão é essencial na dieta. Ele causa saciedade e possui um baixo teor calórico, porém, nada de exageros, tudo certo e na medida para que possamos complementar com outros alimentos. 

Marmita de Sexta-feira
Como já tinha comido coisas bem variadas no decorrer da semana, no ultimo dia da dieta da primeira semana, optei por uma combinação mais light (por mais que não pareça, mas foi de baixíssima caloria, acredite!).

O que tinha na marmita2 colheres de arroz + 6 pedaços de couve flor cozida no vapor com molho branco feito com creme de leite light + 1 bife de frango grelhado.

Curiosidades: Uma das melhores dicas para quem não é tão fã de legumes como eu, é complementar com outros ingredientes que deem um "saborzinho" à mais pro alimento. Um dos exemplos legais é o molho branco. Feito com creme de leite light, fique leve, e deixa o legume muito mais gostoso!

Dica extra!
É super importante se alimentar de 3 em 3 horas. Eu sempre tento levar frutas na frasqueira, tanto pra comer na escola na hora do intervalo, quanto para comer às 16h no estágio. Porém, quando não tem, ou não da tempo de arrumar, eu sempre corro em uma Farmácia ou Padaria e compro uma barrinha de cereal.

Essa dica pode parecer boba, mas uma barrinha tem em média de 50 à 100 calorias (essa da foto tem 70kcal) e é muito mais saudável se alimentar com uma, do que comer um pão francês, biscoito e etc. Então, barrinhas de cereal sempre!

O que você achou desse tipo de post? Acha que devo continuar com as dicas semanais de alimentação saudável?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...