Vida Saudável e as dúvidas + frequentes

em

sábado, 11 de janeiro de 2014

Sempre recebo mensagens pelo e-mail, FB, IG e diversas outras redes sobre o novo life style que passei a assumir à 6 meses. Desde que o projeto (#projetocarola) começou, muitas pessoas se interessaram e viram o número incontável de benefícios que uma vida saudável carrega e como pequenas mudanças no nosso cotidiano podem transformar nossa saúde.

Ter bons hábitos é muito mais do que a grande maioria pensa. E eu só consegui entender essa questão praticando no meu cotidiano esses tais hábitos. Antes eu pensava como muita gente: "pra que se privar de tanta coisa, só pra ter o corpo bonitinho?". E é exatamente aí que todo mundo se engana.

A questão vai bem além de um corpo "bonitinho". E não que a auto satisfação seja ruim, pelo contrário, gostar do seu reflexo esteticamente falando é muito bom! Mas além do que se vê no espelho, tem a saúde, o nosso organismo funcionando perfeitamente devido aos bons hábitos. Dos pequenos detalhes, como consumir no mínimo 2 litros de água por dia, comer de 3 em 3 horas e todas essas "coisinhas" que a grande maioria ignora por achar que não muda muita coisa...

Enfim, antes de tirar as dúvidas mais frequentes que recebo, queria que vocês, que chegaram aqui agora, ou que ainda se perguntam porque me dedico tanto à isso, percebessem que ter uma vida saudável não resulta só em uma barriga sarada ou perna durinha. E quando você toma gosto, todos esses hábitos acabam fazendo parte do seu dia a dia sem você perceber. Comecem hoje, na terça, no sábado, sem essa de esperar segunda-feira, porque a hora de mudar é o momento que você estiver preparado e pronto. Não tem dia e nem mês. Let's Go Ladies!

A quantidade ideal de água por dia
Eu ingiro cerca de 3,5 litros todos os dias. Mas de vez em quando, em dias mais quentes por exemplo, sempre bebo um pouco à mais, o que não é prejudicial. A quantidade varia de pessoa para pessoa, e uma maneira legal de "calcular" a quantidade mínima para ser ingerida diariamente, é dividir o seu peso por 30. Eu por exemplo teria que tomar no mínimo 1,9 litros de água, mas acabo ingerindo quase o dobro né? 
*Dica para não esquecer/deixar de beber água: ande sempre com uma garrafinha na mão. No trabalho principalmente. Um dos motivos das pessoas não tomarem água é a preguiça de ter que ir buscar, então ao ter uma garrafa do seu lado acaba virando algo automático.

Como grelhar a batata doce
Muita gente tem essa dúvida. E é tão simples que chega a ser tosco, sério. Para grelhar como eu faço, basta cozinhar a batata em rodelas ou lâminas (eu indico que cozinhe na panela à vapor que preserva todas as vitaminas e nutrientes dos alimentos). Fique de olho no cozimento e assim que a batata começar a ficar com uma leve transparência você a retira da panela. Quanto mais tempo deixar, mais mole ela fica e para grelhar é melhor que esteja mais firme. Depois é só colocar numa frigideira anti aderente e ir virando os lados até que ela fique bem douradinha. Depois é só alegria! Amo de paixãaaaao <3 

O que comer antes e depois de malhar
Antes de malhar eu sempre opto por alimentos que me dão energia, tipo: açaí, banana, carboidratos do bem (pão ou biscoito integral, macarrão ou arroz integral, batata doce). Já depois do treino, eu prefiro alimentos com alto índice proteico, para não haver catabolismo muscular. Exemplo: queijo minas, ovo (cozido, de preferência, tá?), peito de frango, salada com grãos (ervilha, feijão branco) e coisas assim. Normalmente faço um lanche nos dois horários, as 18:30 antes de ir pra academia e as 21:30 quando chego, pois não tenho o costume de jantar, mas de vez em quando rola umas saladinhas com franguinho. Aí vai do estômago e rotina de cada um.

Melhores exercícios para quadríceps (minha opinião)
Os que eu mais amo são os funcionais (agachamentos no step e na bola com halteres, com pouco peso porém repetições extensas, isso define muuuuito a coxa!) e passada livre com halteres eu também sofro demais e ótima para definir. Mas o meu predileto é a cadeira extensora, SEM DÚVIDAS É O QUE MAIS PEGA EM MIM. Ela é boa pois serve tanto para quem já tem coxa grossa e só quer definir (tipo eu, pego um peso normal e faço o máximo de repetições possível) ou para quem quer aumentar as pernocas também (é só aumentar o peso, do tipo que é difícil até levantar, e diminuir as repetições)! Esses são os exercícios que quando eu faço fico morta, até sem andar direito. SÉRIO. Mas a dor fica com gostinho de "perna grossa e definida", e quem não ama dor assim? 

Como perder a gordura abdominal
Muita gente acha que fazer 300 abdominais por dia deixa a barriga lisinha ou trincada. NÃO SE ILUDAM! A barriga chapada ou os famosos e incrivelmente desejados "gominhos" não chegam com tanta facilidade. Para ter tal proeza é preciso ter uma combinação conjunta com muita força de vontade. É a mistura entre: boa alimentação (com baixo índice de gordura no cardápio), prática de exercícios aeróbios (45min no mínimo e 3x por semana) e série de exercícios abdominais (não precisa ser mais do que 3x por semana também). Se seguir à risca esses 3 itens, em algum período de tempo, que varia de organismo para organismo, você terá a barriga que muuuuita gente no planeta quer ter! Força na peruca!

Melhores exercícios para emagrecer
Um dos motivos pelo qual emagreci, além de uma dieta com baixa caloria, foi a prática dos exercícios cardiovasculares ou aeróbios. O jeito mais interessante, e menos tediante, é os cardios intercalados. Fiz durante todo o projeto e eliminei muita gordura (e suor), porque olha, vou te falar, você fica esgotaaaada! Eu faço assim: 15 min de Transport em alta velocidade + 15 min de bike com carga pesada + 15 min de esteira (corre 3min e anda 2min). A ideia é acabar um e fazer outro, sem descanso nem mimimi. MAAAAAAS, se você não juntar essa prática com uma boa alimentação, emagrecer vai ser muito mais difícil. 

Se a sua dúvida não foi respondia, deixe-a nos comentários dessa postagem ou envie por e-mail: usandotudo@gmail.com

O Verão ainda está aí, vamos ficar prontas juntas? Acompanhe o #projetocarola pelo Facebook, Instagram ou pelo blog, clicando aqui você encontra todas as dicas já postadas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...