MakeUp | A técnica do contorno de Samer

em

terça-feira, 30 de junho de 2015

Você provavelmente já ouviu falar por aí na técnica contorno facial né? Aquela que ficou famosa pela Kim Kardashian, onde é possível afinar o nariz, o rosto, aumentar ou diminuir a bochecha, o queixo, o tamanho da testa, tudo por conta da ilusão criada através da técnica de "luz e sombra", como uma pintura mesmo, onde você "evidencia" e "esconde" o que quer em um rosto. Isso é fantástico né? Imagina não ter mais aquela parte do rosto que tanto te incomoda só com uma boa make? O único problema é que na prática não é tão simples assim. Eu mesma já tentei fazer várias formas de contorno e é beeeem difícil conseguir acertar e parecer natural...

Mas tem um cara, que é O CARA, e que anda fazendo um super sucesso no Instagram, com transformações maravilhosas em rosto femininos. Samer Khouzami é um libanês, maquiador profissional e mágico (HAHAHAHAHA) levando em conta a diferença entre o antes e depois de quem passa pelas suas mãos. Ele tem tipo "O DOM" de usar e abusar da técnica do contorno como nunca ninguém consegue, e transforma suas clientes usando - basicamente - corretivos mais claros e escuros que a cor natural. 

Pra encorajar a gente a tentar (sem aquela expectativa de dar certo de primeira tá?) a colocar em prática esse SUPER truque, separei algumas das melhores transformações e algumas dicas bem coringas pra usar quando for fazer essa técnica em casa (tendo em vista que não nascemos pra isso e nem temos todo esse mundarel de cosméticos - caríssimos - em casa, até porque somos BR né gentê?). Segura o fôlego porque você vai ficar tão perplexa quanto eu e vai desejar entrar num curso de auto-maquiagem pra ontem... 
PONTOS BÁSICOS DE ILUMINAÇÃO: O primeiro passo é você conhecer o formato do seu rosto e tentar descobrir o que deve e não deve ser evidenciado. Na maioria dos casos, os pontos a serem iluminados são basicamente os mesmos: o centro da testa, olheiras, centro do nariz e queixo. O que varia é a "profundidade" de iluminação em cada local. Mas entendendo essas áreas, já é um grande passo!

TESTA CUMPRIDA E NARIZ LARGO: Nesse contorno observamos dois truques bem importantes para quem tem testa cumprida e o nariz mais largo. Para a testa, ilumine apenas o centro entre o final do nariz e as sobrancelhas e preencha a parte superior criando uma "sombra" com um corretivo mais escuro. Já para o nariz que é  mais largo, a dica é evidenciar somente o centro e escurecer as laterais, criando essa ilusão de nariz mais fininho! 

OLHEIRAS MUITO PROFUNDAS E QUEIXO LARGO: Quando a olheira é muito escura/profunda, para disfarçar é necessário que preencha com o corretivo mais claro, não só a parte onde ela aparece, mas também até a altura do começo do nariz, como na foto, pois junto com a "sombra" lateral feita com o corretivo  mais escuro, além de afinar o rosto, tira completamente a olheira. Já quando o queixo é muito largo, uma maneira de afina-lo é iluminar o centro e sombrear as laterais. Fica um efeito ótimo e deixa o rosto mais proporcional!

COMO ESPALHAR O CONTORNO: Para espalhar a marcação feita com o corretivo e um pincel mais firme é aconselhável que uso uma esponja, daquelas estilo Beauty Blender, com um pouco de base líquida na cor do seu tom de pele, pois a base, além de ajudar a espalhar os corretivos, também vai deixar um visual mais "natural" por ser exatamente no seu tom. Espalhe sempre dando leves batidinhas com a parte de baixa da esponja.

É claro que pra conseguir um efeito tão profissional como na foto, precisamos no mínimo sermos um profissional também né? E ter os produtos certos, e o jeito certo e um monte de fatores. Mas como meras mortais que aprendem a se maquiar assistindo tutoriais no Youtube, podemos considerar válido qualquer evolução em "rosto mais fino/ testa menor/ nariz mais estreito" um ótimo passo! 

Por isso, acho que vale a pena testar alguns modelos de contorno e descobrir qual o melhor para o seu formato de rosto, porque o grande truque é evidenciar os pontos certos e esconder os negativos. Sem contar em um bom trabalho na hora de espalhar e não deixar tudo super marcado né? O importante é não desistir. Se você se sentir uma coruja depois de testar um contorno, entra pro time, e tenta de novo! Ah, e priorizem usar esse tipo de make mais para ocasiões especiais, principalmente noturnas, acho que um rosto super desenhado assim fica muito carregado para o dia a dia né? Cabe usar o bom senso na hora de se maquiar, como sempre, é a melhor dica do mundo! 

Você já tentou usar essa técnica na sua make?
Compartilha com a gente as suas dicas também =D
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...