Raíz oleosa e pontas secas, o que fazer?

em

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Se você lava o cabelo em um dia, e no outro a raiz já está toda oleosa e as pontas totalmente ressecadas, esse post é pra você! Eu sofro com esse problema à anos, e depois que fiquei adepta das luzes, isso evidenciou mais ainda! As luzes ressecam DEMAIS as pontas do cabelo, ficam espigadas, frágeis, quebradiças... A solução é cortar ou então ter tempo, paciência e dinheiro pra cuidar das coitadas. Mas e a raiz que continua super oleosa? Antes eu ficava totalmente desesperada, sem saber o que fazer, e acabava lavando o cabelo TODOS os dias - o que não é nada bom - para tentar amenizar essa situ.

Aí com o tempo, fui descobrindo várias dicas funcionais que ajudam e MUITO a melhorar essa contradição de raiz oleosa e pontas secas. São processos simples, fáceis de fazer e que custam pouco! Alguns precisam até virar hábitos, pra que o resultado seja duradouro né? Por experiência própria, posso dizer que todas as dicas funcionam SUPER bem e foram basicamente o que me ajudaram a controlar essa instabilidade dos meus fios. Caneta e papel na mão? Bora anotar todas as dicas!

O QUE VOCÊ DEVE FAZER SEMPRE

1. Shampoo só no couro cabeludo
Eu sou daquelas que exagera em tudo, inclusive na hora de passar shampoo e condicionador. Uma das coisas que podem impulsionar o ressecamento das pontas é o excesso de shampoo nelas, o correto é passar SOMENTE no couro cabelo, onde se encontra a sujeira, impurezas, oleosidade e etc. 

2. Condicionador só da metade pra baixo
Ao contrário do shampoo, mas seguindo a mesma linha de raciocínio, o condicionador deve ser passado SOMENTE da metade do cabelo para baixo, ou seja, mas especificamente nas pontas, e o suficiente para desembaraçar os fios no banho. Nada de emplastar a raíz com condicionador achando que algum nutriente que citaram na embalagem do produto vai penetrar nos fios e fazer um milagre no cabelo, porque o máximo que acontece é uma raiz mega oleosa no dia seguinte. Por isso, manere no condicionador!

3. Creme para pentear nas pontas
Uma das dicas que mais funcionaram comigo foi passar umas duas gotinhas (é pouquinho mesmo!) APENAS nas pontinhas dos fios antes de secar com o secador, ou então deixar secar naturalmente. Isso ajuda a disfarçar aquele aspecto "espigado" que geralmente os loiros são bem mais propícios a ter.

4. Óleo Anti-Frizz
Essa provavelmente a maioria já sabia, mas é muito importante frisar que ÓLEO PARA PONTAS É REALMENTE SÓ PARA AS PONTAS! Não é pra sair passando em toda a extensão dos fios e etc. Coloque algumas gotinhas na palma da mão, e distribua somente nas pontinhas do cabelo! :D

O QUE VOCÊ DEVE FAZER EM PERÍODOS

1. Queratina nos fios (a famosa cauterização)
O que me ajudou MUITO a manter a aparência saudável dos fios foi fazer a cauterização caseira, com o uso de uma queratina líquida. O processo consiste basicamente em lavar os cabelos com shampoo anti resíduo (que abre as cutículas do cabelo facilitando a penetração da substância em seu interior), em seguida a aplicação da queratina líquida (que você encontra em spray em farmácias na faixa de R$15,00) em toda a extensão dos fios. 40min com uma touca de alumínio, depois aplica uma máscara de hidratação (sem retirar a queratina), deixa por mais 10min e enxágua os cabelos. O ideal é repetir esse processo uma vez por mês! O CABELO FICA INCRÍVEL!

2. Hidratações caseiras
As hidratações semanais são ESSENCIAIS para reconstruir a estrutura de um cabelo danificado por qualquer tipo de processo (químico, uso constate de chapinha e etc). Existem diversas opções com o uso de óleos (azeite, óleo de coco e etc) que ajudam a reconstrução das pontas, e outras que são eficazes para as raízes oleosas, como a hidratação de amido de milho. O bacana é você montar seu próprio cronograma de hidratações, alternando cada semana para um tratamento específico. Em alguns meses você vai ver os fios muito mais saudáveis!

3. Shampoo Anti-Resíduo 
O uso do shampoo antí-resíduo na raiz é incrível para remover a oleosidade do couro cabeludo. É bacana fazer uso desse produto 3x por semana, sendo que em uma delas, seja feita a hidratação caseira nos fios. Existem diversas marcas no mercado, além de ter a opção de fazer o seu próprio shampoo anti-resíduo com 100ml de água e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Funciona super bem e deixa o couro limpinho! Lembrando, shampoo, quaisquer que seja, e principalmente o anti-resíduo, é SOMENTE no couro cabeludo!

Você tem alguma outra dica para raiz oleosa e pontas secas?
Conta pra gente o que você faz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...