Vida Saudável | Receita Iogurte Caseiro

em

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Semana passada postei no meu instagram (@carolaalberton segue lá!) uma foto do meu café da manhã predileto: iogurte caseiro, geléia diet caseira e granola caseira! Sim, tudo feito em casa com MUITO amor! Cozinhar sempre foi um prazer pra mim, e depois que comecei aquele Projeto Menos 20 (que depois virou menos 15 porque era a perda de peso ideal para minha altura) eu comecei a criar mais gosto ainda pela culinária, principalmente a funcional, que pra quem não sabe é basicamente a adaptação de receitas que a gente AMA e já conhece em versão mais nutritivas e saudáveis! 

É substituir a farinha de trigo pela a de aveia em uma receita de bolo. O óleo de soja pelo de coco, a margarina pela manteiga, ou até mesmo modificar a estrutura completa da receita, como por exemplo um brownie de batata doce? FICA MARAVILHOSO! E o bacana é que não é algo restrito só para quem quer perder peso ou ganhar massa, é uma opção excelente pra quem quer aproveitar o melhor do alimento e principalmente se alimentar com qualidade, sem se privar de coisas saborosas.

Por isso, um dos hábitos que criei nessa mudança foi fabricar o meu próprio iogurte, pensando além da qualidade, no valor também! Essa receita rende em média 1 litro de iogurte e além de ser super prática você economiza MUITO! Vamos anotar os passos? Pega a caneta aí!

INGREDIENTES NECESSÁRIOS
1 litros de leite integral
1 copo de iogurte integral
*Porque não os desnatados? A diferença calórica entre eles é pouca, e o iogurte com os ingredientes desnatados fica BEM mais ralinho, por isso eu opto por usar os integrais nessa receita.

PASSO A PASSO IOGURTE COMUM
1. Primeiro passo é ferver o leite. Despeje 1 litro de leite integral na leiteira e desligue o fogo após levantar fervura.
2. Espere o leite ficar morno, até que você consiga manter o dedo por 5 segundos, e então misture 1 copo de iogurte. Eu costumo bater com o mixer para misturar bem (geralmente ficam pelotas de iogurte sem dissolver) ou então dissolva primeiro o iogurte em uma quantidade menor de leite e só depois misture no restante. Eu prefiro misturar com o mixer, é mais prático!
3. Agora é só despejar o líquido num pote com boa vedação, enrolar em um pano de prato e manter em um local quetinho (eu ponho dentro do forno ou no armário da cozinha) por cerca de 8 horas.
4. Depois das 8 horas você pode abrir o pote e ver o resultado! Se der excesso de soro, retiro com uma colher. Eu costumo bater no mixer depois de pronto de novo pra ficar bem cremoso, mas é opcional viu?

PASSO A PASSO IOGURTE GREGO
1. Para o grego você deve pegar o iorgute que fez anteriormente e colocá-lo em uma peneira com um pano de algodão dentro de algum recipiente para que o soro saia e só fique o iogurte mesmo. Deixe por em média 5 horas dessa forma.
2. Ele fica com uma consistência super firme, o único ruim é que a receita vira praticamente metade sem o soro, mas vale a pena dependendo do fim que você vai usá-lo!

COMO CONSUMIR OS IOGURTES?

IOGURTE COMUM pode ser consumido de MUITAS formas, dentre elas a mais simples (e minha predileta!): com geléias, frutas e granola! Além de ser ótimo em receitas de bolo, molhos para massas, pudim e etc. É só usar a criatividade!


IOGURTE GREGO é excelente para coberturas ou recheios de bolo saudáveis (é só adicionar suco em pó - eu uso CLight - e saborizar com a fruta de sua preferência), ótimo também para patês e pastas para comer com torradas, pães (é só colocar ervas, azeite, temperos, fica uma DELÍCIA!).

OBSERVAÇÕES

RENDIMENTO: 1 litro
CALORIAS: 95 Kcal (porção de 200ml)
CUSTO POR RECEITA: R$6,80

- Guarde em uma garrafinha e vá servindo sem colocar nenhum talher dentro. Assim evita a contaminação.

– Pode bater com frutas, mas faça isso apenas na hora que for servir para não correr o risco de azedar.

– Para adoçar, vale adicionar mel ou adoçante se preferir.

Fazendo essa receita você economiza mais de R$10,00 se fosse comprar os potinhos separados no mercado!

Já conhecia essa receita?
Conta pra gente o que achou!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...