SOS | Como eliminar olheiras em casa?

em

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Se me perguntarem uma lista de coisas que me incomodam no meu corpo, com certeza uma das primeiras que vou citar vão ser as olheiras. Eita bicha danada pra causar incômodo né? Já tentei alguns cosméticos por aí, mas elas sempre voltavam. A questão das olheiras é bem complexa, elas existem por vários motivos: emocionais, noites mal dormidas, genética e etc. Por isso, antes de citar o que pode ser feito, em casa, para amenizar, é ideal que a gente identifique qual é o nosso caso né? O meu é por vascularização (que é ocasionado por falta de sono, stress) e como tenho o olho bem fundo, não precisa de muito esforço para elas aparecerem bem nítidas no meu rosto.

QUAIS SÃO AS CAUSAS? 

Genética – esse é o fator mais comum, principalmente entre os descendentes de árabes e latinos. As pessoas de pele morena tendem a apresentar mais pigmentação na região das pálpebras.

Vascularização – alguns fatores estimulam o fluxo sanguíneo e dilatam os vasos da região, como fumo, bebida em excesso, privação de sono, estresse, alergia, período da menstruação, má alimentação, etc. Vale lembrar que a pele ao redor dos olhos é vinte vezes mais fina que a do resto do corpo, o que justifica a maior transparência diante dessas situações.
Pele fina – com o avanço da idade, a pele fica mais fina, o que pode transparecer os vasinhos da região. Se juntar com os aspectos descritos acima, quando há uma congestão dos vasos, a tonalidade arroxeada fica ainda mais aparente.
Flacidez – surge com a perda de colágeno na região, além do aparecimento de bolsas profundas ou sulcos palpebrais, quando a pessoa acumula líquido ou gordura abaixo dos olhos.
Deposição de pigmento – as manchas surgem pelo excesso de melanina na região. Esse fator pode estar diretamente ligado com a hereditariedade.
O QUE PODEMOS FAZER EM CASA?

CHÁ DE CAMOMILA - Aplicar uma compressa fria de chá de camomila antes de dormir e ao acordar porque a camomila acalma a pele e a temperatura fria diminui o tamanho dos vasos sanguíneos, clareando a área dos olhos; 



BATATA FRIA - Colocar rodelas de batata fria ou rodelas de pepino e deixar atuar durante aproximadamente 15 minutos, a temperatura faz uma vasoconstricção, deixando a região menos inchada e tanto o pepino como a batata clareiam a pele naturalmente.

RODELAS DE PEPINO - O pepino é um ótimo adstringente e tem propriedades que também ajudam no clareamento da pele. Corte-o em fatias grossas conserve na geladeira por meia hora. Agora, coloque as fatias de pepino sobre a área afetada da pele por cerca de dez minutos. Finalmente lave a área com água.


PEELING COM ÁCIDOS (retinoico ou glicólico): Potente tratamento estético, que alcança ótimos resultados, sendo especialmente indicado para casos de olheira genética, muito escuras e bem marcadas; 


O peeling com ácido que citei acima, se difere um pouco das outras opções, porque elas se tratam de soluções que resolvem "só" na hora. O peeling já é um tratamento mais prolongado, evita que a olheira retorne, é feito em consultório por dermatologista, mas também pode ser feito em casa a partir de cremes que utilizam o mesmo ácido, em quantidades menores, que o peeling. 

Fiquei super interessada para tentar, e descobri um ácido que podemos comprar sem receita na farmácia, que é a base de ácido glicólico e se chama Vitanol A. Custa em média R$35,00 à R$45,00 e os resultados que acompanhei pela internet foram incríveis! 



O creme de ácido glicólico é  incolor e sem cheiro, muito usado em produtos rejuvenescedores para a pele. Possui a capacidade de esfoliar a pele, de clareá-la e de estimular síntese de colágeno na derme, evitando ou retardando o seu envelhecimento. Pode tornar a pele mais fina, sedosa, clara e ainda reduzir as cicatrizes de acne.

Para usá-lo não precisa se restringir à passar só durante a noite ou em períodos do ano em que o tempo está menos quente, pois ele não é fotossensibilizante. É só passar, de preferência em casa, no local das olheiras ou marcas de expressão e deixar agir por 2 à 3 horas e depois retirar com água e sabão neutro.


Mas além de qualquer dica, nós precisamos também respeitar os limites e funcionamento do nosso corpo, seguindo os passos de alimentar-se bem, beber bastante água, descansar o suficiente, deixar de fumar, evitar o estresse e as noites mal dormidas que são também algumas formas de evitar a aparecimento ou agravamento das olheiras.

Gostou dessas dicas? Consegue algum outro truque? Conta pra gente nos comentários =D
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...